5 motivos para fazer um bom processo orçamentário

Algumas vezes somos questionados sobre qual a relevância de se fazer um bom processo orçamentário, já que, quando bem feito, é um processo lento, detalhado e que acaba gerando um trabalho adicional para todos os líderes.

 

Nós acreditamos que este é um processo fundamental para uma boa gestão financeira da companhia, por isso elencamos 5 motivos para fazer um bom processo orçamentário

 

Realizar um bom processo orçamentário é importante pois permite ter:

1. Previsão de fluxo de caixa: a área financeira poderá prever se existirá a necessidade de captação de recursos em algum período do ano para a cobertura das necessidades de caixa.

2. Controle de gastos: as áreas terão um limite de gastos, possibilitando ter um acompanhamento mais detalhado da lucratividade. Eventualmente o limite de gastos pode variar conforme a previsão de receitas for se alterando.

3. Criação de base histórica: a repetição estruturada deste exercício permitirá ter uma base histórica que fará com que o processo seja mais fácil ano após ano, bem como fará com que a empresa possa saber se os resultados do ano estão sendo melhores ou piores na mesma base de comparação dos anos anteriores.

4. Definição clara de alçadas de responsabilidades: muitas vezes as organizações têm dúvidas sobre quem é o responsável por determinado gasto e gastos em zonas cinzentas acabam trazendo transtornos desnecessários. Um processo orçamentário define os limites de alçadas e responsabilidade por cada binômico conta-centro de custo, eliminando as “zonas cinzentas”.

5. Melhoria da maturidade gerencial: conforme as pessoas forem definindo limites de valores ou metas de receita e forem fazendo este acompanhamento mês a mês, elas melhorarão como gestoras. Além disso, a análise sistemática dos desvios fará com que lacunas gerenciais também sejam identificadas.

Se quiser receber mais material, tirar alguma dúvida ou fazer qualquer comentário, registre neste post ou então envie um e-mail para contato@vbcp.com.br.

 

Para nós, será um prazer podermos compartilhar conhecimento.

Siga a gente no LinkedIn ou Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *