Como implantar um processo de planejamento estratégico

O processo de planejamento estratégico é um dos que está sendo duramente afetados pelas novas mudanças tecnológicas, por isso sempre deve-se buscar uma adequação do que está sendo feito.

 

Desenvolvemos na última década uma síntese das melhores práticas de mercado conforme nossos estudos, experiências, benchmarking de metodologias e projetos que fizemos setores dos mais variados tipos.

Resumimos tudo isso no Modelo de Gestão de Negócios Value Bridge e o usamos para nortear como priorizar esforços em uma organização e garantir que uma cultura de alto desempenho seja efetivamente implantada.

 

Para aqueles que não tem o PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO estabelecido ainda, combinamos o melhor de todos os modelos estudados e implantamos os seguintes elementos:

 

  • Visão: discutimos qual o sonho grande da empresa ou o Propósito Transformador Massivo. O importante aqui é estabelecer uma afirmação que faça com que todo mundo levante de manhã e se sinta inspirado para os desafios do dia
  • Missão: é o plano de negócios que elaboramos com a empresa para os próximos 5 anos
  • Estratégias de 3 anos:  síntese das estratégias mais relevantes para os 3 anos do planejamento
  • Metas da empresa: são as metas que todos os líderes têm que buscar de forma conjunta
  • Metas da área e individuais: são as metas específicas para conseguirmos diferenciar as melhores pessoas daquelas que tem que ter algum tipo de desenvolvimento
  • Avaliação de desempenho: é um processo de mensuração do quanto as pessoas estão aderentes aos comportamentos esperados numa escala de frequência com que as atitudes corretas aparecem
  • Reunião de gente: é o momento mais importante no ciclo de gente. Nela, as pessoas são analisadas com base na sua entrega de resultado e aderência aos comportamentos. Nesta reunião são gerados os planos de desenvolvimento e movimentação das pessoas.
  • Bônus e SOP (Stock Option Plan): é o momento de recompensar financeiramente as pessoas no curto (bônus) ou longo prazo (SOP)
  • Processo de acompanhamento: é o ritual de análise dos desvios dos indicadores e desenvolvimento de planos de correção. A apresentação do desempenho e discussão dos planos é feita nas reuniões de resultado, de forma a acompanhar mensalmente o que está dando certo e o que deve ser melhorado

 

Se quiser conhecer mais as metodologias de planejamento da Value Bridge, nossos cases de sucesso ou então entender como podemos ajudar a melhorar o seu negócio, convide-nos para um café.

 

Teremos muito prazer em poder discutir um pouco de como aperfeiçoar a Cultura de Desempenho na sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *