Os tipos de orçamento

Não há dúvidas que uma das práticas mais fundamentais para uma boa gestão econômico-financeira do negócio é a elaboração do orçamento incluindo receitas, custos, despesas e investimentos.

Dada a importância dessa atividade, muitas empresas já desenvolveram um ciclo orçamentário, com prazos e etapas de aprovação pré-definidos.

Entretanto, em nossos projetos, muitas vezes encontramos profissionais que ainda tem dúvidas sobre os modelos existentes e por isso resolvemos “desmistificar” os conceitos no qual cada um desses modelos se apoia.

IMPORTANTE: muitas vezes identificamos uma confusão entre Orçamento Base Zero e Orçamento Matricial, ambos sendo considerados como a mesma coisa. Claramente pela tabela anterior pode-se observar que são metodologias diferentes.

  • Orçamento Base Zero é uma forma de fazer o orçamento onde o histórico tem pouca influência no resultado final
  • Orçamento Matricial é uma metodologia para elaborar e controlar o orçamento onde uma pessoa é designada “responsável” por um pacote de despesas para todas as áreas. Essa pessoa atua como se fosse um guardião destas despesas e garante que todas as áreas apliquem as diretrizes corretas no orçamento (por isso a denominação de matricial!).

Se quiser conhecer mais as metodologias de orçamento da Value Bridge, nossos cases de sucesso ou então entender como podemos ajudar a melhorar o seu processo, convide-nos para um café.

Teremos muito prazer em poder discutir um pouco de como aperfeiçoar a Cultura de Desempenho na sua empresa.

Siga a gente no LinkedIn ou Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *