Por que as empresas precisam mudar?

No relatório “Operating Models for the Future of Consumption” o World Economic Forum apresenta de forma muito interessante como a Quarta Revolução industrial alterará o ambiente competitivo, principalmente em função de três tendências principais:

1. Tecnologias Disruptivas

Atualmente o impacto das tecnologias é exponencialmente maior em funções da maior capacidade das inovações individuais trabalharem juntas. Essas tecnologias combinadas estao reformulando o mercado e permitem que novos entrantes ofereçam métodos novos de engajar o consumidor / cliente.

2. Proliferação de novos modelos de negócios

O rápido crescimento de novos modelos de negócios aumenta muito a probabilidade de que novas empresas terão uma entrega de valor muito mais precisa em relação as necessidades dos consumidores

3. Aumento do poder dos consumidores 

Consumidores sempre conectados tem expectativas muito maiores do que antes e os novos modelos de negócio proporcionam diferentes formas destes consumidores descobrirem, comprarem e se engajarem.

Essas tendencias trarão um grande impacto nos modelos operacionais dos atuais players do mercado. É preciso que se inicie um processo de adaptação sob pena das empresas que hoje dominam o mercado não sobreviverem neste novo cenário.

A figura abaixo mostra o impacto em diferentes componentes do modelo operacional, comparando o modelo tradicional com o modelo disruptivo e mais preparado para o futuro.

 

O artigo completo do World Economic Fórum pode ser encontrado no link abaixo:

https://www.weforum.org/reports/operating-models-for-the-future-of-consumption

Você já esta se preparando para o futuro? Já esta trabalhando no seu planejamento estratégico para adaptar seu modelo operacional? Se tiver duvidas de como iniciar esse processo, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudar!

Fique a vontade para deixar sua dúvida ou comentário!

Se quiser nos enviar uma mensagem, segue nosso email: contato@vbcp.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *